Artigos

29/01/2019
Temperatura e a qualidade de medicamentos/vacinas

Em Qualidade

A grandeza temperatura é uma das mais importantes, em especial na área da saúde. A temperatura afeta a qualidade de produtos, o funcionamento de máquinas e equipametos, o resultados de medições e ensaios, entre outros.

Ná área da sáude a temperatura é fundamental para garantir a qualidade de medicamentos, vacinas e outros produtos para sáude. No processo de fabricação de medicamento, armazenamento de vacinas, transporte de medicamentos são realizados em ambientes de temperatura controlada, como por exemplo na faixa de temperatura (2 a 8) ºC ou (-25 a -15) ºC.

A figura abaixo mostra a diferença visual da taxa de sedimentação após teste para detecção dos danos decorrentes do congelamento em vacinas adsorvidas. O frasco da direita mostra uma vacina não congelada adequadamente e o frasco do meio uma vacina congelada adequadamente. O primeiro é o frasco em teste.

O local e o ambiente também afetam o equipamento

A temperatura ambiente é fundamental para a qualidade de um processo de medição. Os equipamentos e instrumentos de medição possuem suas especificações técnicas sob condições ambientais definidas.

O uso de instrumento de medição ou equipamentos em condições ambientais não recomendadas pelo fabricante afeta a qualidade dos resultados obtidos, a vida útil do equipamento ou instrumento e confiança nas informações geradas.

Uma boa recomendação é sempre colocar seus equipamentos em ambiente com temperatura controlada, ou seja, com um sistema de ar-condicionado. A temperatura ambiente deve ser monitorada e mantida em um valor adequado para o bom funcionamento dos equipamentos e instrumentos.

A temperatura não é constante

 

Uma das maiores dificuldades para a medição da grandeza temperatura é o fato de ser uma grandeza não constante. Para obtermos um ambiente de temperatura constante é necessário um grande esforço tecnológico.

Por exemplo, em uma câmara de vacina a temperatura não é constante em todo seu volume ou ao longo do tempo. A temperatura indicado pelo medidor de temperatura não reflete a temperatura real em todo o volume. A figura abaixo apresenta um exemplo visual das diferentes temperatura que podemos encontrar em uma geladeira ou câmara de vacina.

Soluções de monitoramento de temperatura

O monitoramento da temperatura é fundamental e deve ser realizado de forma adequada. Diversos métodos podem ser utilizados para o monitoramento da temperatura, sendo os métodos automáticos os mais confiáveis.

A ACC PR Engenharia de Medição é parceira da SensorWeb que possui um sistema online de monitoramento de temperatura integrando soluções tecnológicas de última geração e o conceito de IoT (internet das coisas). O monitoramento é realizado 24h por dia, 7 dias por semana e todo o processo de medição é responsabilidade da SensorWeb.

Confiabilidade dos equipamentos e instrumentos de medição

A confiança no funcionamento adequado dos equipamentos e nos resultados de medição fornecidos por um instrumento de medição é fundamental para a manutenção da qualidade de medicamentos e produtos para saúde.

Referências
[1] U.S. Department of Health and Human Services. Centers for Disease Control and Prevention. Vaccine Storage & Handling Toolkit, 2018.
[2] Public Health Unit – Ontario – Canada. Vaccine Storage and Handling Guidelines, 2012.
[3] World Heath Organization. Effective Vaccine Management (EVM): Global Data Analysis 2009-2016. 2017
[4] Anvisa. Guia para a qualificaçao de transporte de produtos biológicos. 2017.
[5] Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (5º Edição), 2017