Artigos

22/11/2018
Quais instrumentos preciso realizar calibração?

Em Calibração, Conhecimento e informação

Realizar, periodicamente, a calibração dos instrumentos de medição é fundamental para garantir a qualidade de produtos e processo, a produtividade e a lucratividade. Isso porque, esse procedimento é essencial para monitorar e avaliar a confiabilidade das medições realizadas por diferentes instrumentos de medição.

Ainda é comum encontrar instrumentos de medição utilizados em diversos setores da indústria sem a calibração ou verificação, e isso pode impactar negativamente a qualidade do produto final que é entregue ao consumidor. Uma das causas para a não calibração de instrumentos de medição é a falta de conhecimento de gestores, operadores e demais responsáveis do instrumento de medição utilizado em seu processo.

Antes de responder à pergunta título deste tópico, devemos entender que todo instrumento de medição utilizado para medir alguma grandeza apresenta um erro de medição e toda medição tem uma incerteza (Veja mais sobre incerteza no nosso artigo: Qual a relação entre Incerteza de Medição e Calibração?). Esse erro é inevitável, pois não existe medida perfeita e um valor único de resultado de medição, e sim um intervalo de valores para o resultado da medição aonde acreditamos que o valor do mensurando esteja.

Portanto, todos os instrumentos de medição que fazem parte de um processo produtivo e/ou de controle de qualidade precisam ser calibrados regularmente. Caso isso não seja feito, o gestor está tomando decisões baseadas em uma fonte de informação não confiável e pode se tornar alvo de autuações dos órgãos reguladores e também contribuir para falhas e defeitos no seu produto final.

Além disso, o custo de não calibrar instrumentos de medição se torna mais elevado à medida que mais itens são deixados sem calibração, pois os erros e prejuízos tendem a aumentar com o desgaste do instrumentos de medição pelo seu uso. Você pode entender mais sobre custos em calibração no nosso artigo, Quanto custa não calibrar um instrumento de medição?

Equipamentos comuns na indústria e que necessitam de calibração:

• Termômetros;
• Balanças;
• Trenas;
• Réguas;
• Cronômetros;
• Vidrarias de laboratório;
• Esfigmomanômetro (Aparelho de Pressão);
• Nível de precisão;
• Calibrador de Pneus;
• Viscosímetros;
• Dimensionais (paquímetro, micrometro, relógio comparador, etc);
• Peneiras Granulométricas.

Como saber quando enviar meu instrumento para calibração?

Como dissemos, todo instrumento de medição que afete a qualidade de um produto ou processo necessita ser calibrado, pois só assim o operador que executa a medição pode ter confiabilidade na medida que ele registrou. Utilizar um instrumento de medição sem um erro e incerteza de medição declarados em certificado de calibração é o mesmo que realizar uma medição com os olhos vendados, ou seja, você não pode confiar totalmente nos valores encontrados.

Mas como saber quando enviar o instrumento de medição para um laboratório de calibração? Antes de utilizar qualquer tipo de instrumento de medição em algum processo, seja ele produção, controle de qualidade, inspeção, manutenção, etc, esse instrumento de medição deve estar calibrado e com o seu certificado de calibração aprovado pelos responsáveis, que podem ser gestores, coordenadores de qualidade e/ou alta direção.

Usualmente, a calibração é realizada anualmente ou semestralmente, mas isso não é uma regra. Para saber o intervalo correto de calibração é preciso considerar as condições e frequência de uso, entre outras condições técnicas, assim como importância do mesmo no seu processo.

Quando o instrumento de medição apresentar resultados duvidosos é hora de levá-lo para fazer calibração e conhecer novamente seu erro e assim avaliar se esses valores apresentados no certificado de calibração são aceitos.

Confie a calibração dos seus equipamentos a uma empresa acreditada e referência nesse serviço. Entre em contato conosco!