Artigos

Por que fazer a calibração de equipamentos de medição?

Em Calibração, Qualidade

Calibração significa colocar um instrumento de medição em condições de uso, aplicando o ajuste ou regulagem do mesmo quando necessário.

O termo calibração representa, de maneira simplificada, colocar um instrumento de medição em condições de uso, por meio da comparação com valores das medições fornecidos anteriormente pelo próprio instrumento, aplicando quando necessário o ajuste ou regulagem do mesmo.

A calibração deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que têm influência na exatidão ou validade de testes de qualidade, incluindo aqueles não diretamente vinculados à medição, por exemplo, os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados antes de serem colocados em serviço. É preciso estar ciente que nem todos os instrumentos de medição necessitam de calibração, em geral deve-se calibrar aqueles instrumentos que são usados para controlar atividades de qualidade.

background-dienstleister

calibration

É de extrema importância que após os procedimentos de calibração, os resultados do instrumento de medição sejam expressos em um certificado, pois essas informações válidas e úteis podem auxiliar na tomada de decisão, por exemplo, para realizar correções no processo de medição, além de estabelecer correspondência entre a indicação do instrumento de medição e o valor padrão.

Esse processo também pode determinar outras prioridades metrológicas, tais como os efeitos das grandezas de influência sobre a indicação, ou o comportamento metrológico de sistemas de medição em condições adversas de utilização, como temperaturas elevadas ou baixas, ausência de gravidade ou sob radiação nuclear. Também devemos lembrar outro fator que influência diretamente nas medições: o cuidado e responsabilidade que o usuário deve ter com a preservação e integridade do instrumento.

  • Importância da calibração de equipamentos

    Estabelecer um programa de calibração/manutenção dos instrumentos de medição, que contemple critérios pré-estabelecidos segundo as normas da ABNT, é fundamental para um preciso controle de qualidade.

  • Frequência na calibração de equipamentos

    Deve ser estabelecida em um procedimento, sendo o critério escolhido por meio de uma série de fatores, tais como: tipo de equipamento e periodicidade estabelecida pelo fabricante; análise da tendência conforme os dados das calibrações anteriores; histórico de uso e manutenção; comparações com frequência de equipamentos similares; e aperfeiçoamento da medida.

  • Equipamentos de medição

    A escolha de um equipamento de qualidade garante precisão e confiabilidade, além de minimizar custos posteriores com manutenção e calibração.

Saiba mais sobre como a ACC PR pode ajudar sua empresa na calibração de equipamentos de medição!

entre em contato conosco3