Artigos

Por que a Incerteza de Medição é importante?

Em Incerteza de Medição, Metrologia

Nenhum método de medição consegue garantir 100% de confiança, mas com técnicas e ferramentas adequadas, é possível obter resultados aceitáveis e avaliar a qualidade da medição. Esse processo, chamado de avaliação de incerteza de medição, é fundamental para obter a qualidade dos processos e a confiança nas medições realizadas.

O resultado de uma medição é, na verdade, uma aproximação. Há alguns motivos que tornam inviável descobrir o real valor de uma medição, os principais são:

  • limitações dos instrumentos de medição;
  • variações nas condições ambientais;
  • a definição incompleta mensurado;
  • falta de calibração para correção do erro;
  • fatores humanos;
  • limitações no método de medição

O que é incerteza de medição?

Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia, incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas”. Ou, de forma simples, é um critério quantitativo para atestar a qualidade do resultado de medição.

A incerteza de medição representa um intervalo de valores, na qual se espera que o valor verdadeiro esteja contido. Esse intervalo é informado com uma dada probabilidade que representa o nível de confiança no resultado.

Por exemplo: Peso = (1,750 ± 0,001) kg, com uma probabilidade de abrangência de 95%. Nesse caso, desconhece-se o valor verdadeiro, mas, atesta-se com 95% de confiança que o valor verdadeiro da grandeza mensurada se encontra entre 1,749 e 1,751.

Qual a importância da incerteza de medição?

Uma vez que não é possível descobrir o verdadeiro valor de uma grandeza física, a incerteza de medição, na verdade, é a única certeza que se pode ter em um processo de medição. Dessa maneira, esse valor auxilia a validar qualitativamente o resultado da validação. Ou seja, descobrir o a qualidade do resultado.

Isso é importante, por exemplo, para avaliar se um determinado instrumento está dentro das normas previstas, se um produto está dentro das especificações, na elaboração de cartas de controle, etc. Isso acontece porque o resultado de uma medição é comparado com os valores e tolerâncias permitidos, por meio de normas e especificações técnicas e requisitos de qualidade.

Além disso, conhecer a incerteza de medição é fundamental para detectar se os instrumentos de medição estão trabalhando dentro de um intervalo adequado, que não comprometerá os resultados dos produtos ou serviços que dependem desse determinado instrumento.

Quando a incerteza de medição apresenta um intervalo muito grande, isso significa que o aparelho que a qualidade de medição não é muito confiável. Em consequência, afetará a qualidade dos processos. Para as empresas, isso representa um enorme prejuízo financeiro. Já para os consumidores, dependendo da finalidade do produto ou processo, pode haver danos na área da saúde e até risco a vida.

CURSO: Fundamentos de Incerteza de Medição

Venha aprender com a ACC PR como a Incerteza de Medição afeta o controle de Qualidade e como podemos calculá-la!

Está preocupado com a qualidade nos seus processos? Entre em contato conosco!