Artigos

28/02/2019
Metrologia produtiva e os benefícios econômicos

Em Metrologia

A metrologia desempenha um papel importante em todas as etapas de um processo de produção. Como vimos em outros artigos publicados no blog, como O que é Metrologia Produtiva? e Como a metrologia produtiva gera valor?, a metrologia produtiva foi um conceito introduzido por Kunzmann e Pfeifer para demonstrar o ganho de conhecimento a partir da metrologia e a geração de informações.

Conforme os pesquisadores, a metrologia gera benefícios econômicos e permite uma melhor forma de racionalizar seus investimentos em metrologia e entender que a medição possibilita ganhos em otimização de processos e faz parte do processo de produção e desenvolvimento.

Metrologia também é um investimento

Uma publicação de 2009, (Metrology as a Competitive Advantage in Business,14th International Metrology Congress), cita que as rejeições em produtos são uma questão importante na fabricação devido a seus custos significativos e a insatisfação dos clientes.

O desperdício pode ser evitado facilmente através de um melhor controle nos processos de produção e nos processos de medição e na melhor definição dos requisitos e tolerâncias. Um processo de medição bem estruturado pode contribuir para as organizações com diversos benefícios, como custos baixos com qualidade, menores custos de gerenciamento de dispositivos de medição, menores custos de produção e melhor produtividade.

Benefícios econômicos com o uso de metrologia

A medição desempenha um papel importante na sociedade. Uma cultura metrológica amplamente disseminada fornece uma base para um mercado de transações comerciais justo e com melhor precisão nas medidas de produtos e itens comercializados, na otimização de processos de produção, maiores incentivos a produtores e consumidores, aumento da confiança dos empresários aos produtos fabricados e no desenvolvimento de novas tecnologias de inovação.

Conforme os autores Robertson e Swanepoel (2015), a metrologia liga a ciência e a atividade econômica e é um marco para as transações econômicas, a otimização de produção, a confiança e inovação dos consumidores e das empresas. Sem um sistema de medição acordado, não seria possível negociar com precisão e de forma justa, as empresas teriam dificuldade em inovar e competir e os regulamentos do governo seriam ineficazes.

Enquanto a medição é facilmente observada em campos como engenharia, construção e fabricação de produtos, ela é pouco disseminada na área econômica e na importância que a metrologia pode gerar na redução de custos e no retorno de investimentos a longo prazo.

Segundo a literatura de Robertson e Swanepoel (2015), quatro principais fatores econômicos podem ser atribuído com o uso consciente da metrologia nos processo de produção. Os benefícios incluem a limitação da falha de mercado, custos de transação reduzidos, eficiência econômica e apoio à inovação.

Benefícios econômicos com uso de metrologia.
Fonte: Adaptado de” The economics of metrology”. (Robertson e Swanepoel, 2015).

A medição possui um papel importante no eficiente funcionamento dos mercados globais. Os mercados não podem operar eficientemente ou efetivamente se os compradores e produtores tiverem informações inadequadas a respeito dos produtos disponíveis. Informações desiguais entre compradores e produtores é umas das mais comuns fontes de falhas no mercado, o que ocorre quando o comprador não consegue determinar o nível de qualidade de um produto e acaba não realizando a compra do item. Através da metrologia, os compradores podem medir a qualidade de produtos, visto que existem normas internacionais referenciadas, e podem portanto diferenciar entre produtos de alta e baixa qualidade. A inclusão da metrologia neste processo, consegue eliminar o compartilhamento de informações errôneas, corrigir as falhas do mercado e aumentar o nível de eficiência nas negociações.

A medição pode reduzir custos em transações associadas com a participação dos países em um intercâmbio econômico. As transações que geram custos, surgem como resultado de informações imprecisas entre compradores e produtores. Ao existir um acordo padrão para medições, um comprador gasta menos tempo procurando por mercadorias que atendem a normas internacionais e também fica sujeito a menores custos para verificar se o produto está em conformidade com os requisitos de qualidade. Além disso. Ao fabricar itens de acordo com normas técnicas e de gestão, os produtores podem estar suscetíveis a menores custos com a correção de defeitos para atender a especificações, o que permite ao produto estar certificado gerando maior confiança em comparação com produtos concorrentes.

A medição eleva a eficiência econômica pela criação de economias de escala. Ao limitar o número de especificações que um produto tem, os custos associados com a produção de um único item são reduzidos para os produtores, desde que não haja a necessidade de produzir um produto específico a parte (produtos heterogêneos) . Desta maneira, ao produzir um item homogêneo, os produtores ganham ao fabricar com baixo custo por unidade. Além disso, essa redução nos custo por unidade podem permitir a chamada economia de aprendizado, um aumento em eficiência associado com as habilidades e experiências adquiridos por estar focado em produtos com poucas variações técnicas.

A medição oferece suporte e estímulo à inovação, colaboração e comercialização. A medição é considerada uma das tecnologias de infraestrutura, sendo portanto uma das tecnologias que fornecem o suporte de infraestrutura técnica e ferramenta necessária para o avanço da inovação. Em um mundo sem metrologia, a inovação de um novo produto seria de difícil demonstração e convencimento para um comprador em potencial, uma vez que as especificações do item e o que faz dele superior ao concorrente não estariam claramente evidentes. Por um outro lado, se as características do produto puderem ser medidas e verificadas através de um sistema de medição, isso reduziria o risco para os compradores e aumentaria a taxa na qual novos produtos são difundidos no mercado. A cultura metrológica precisa ser mais difundida em diversos meios, pois só assim o mercado pode continuar a desenvolver produtos inovadores.

Metrologia, do comércio para a inovação

Em uma publicação do Euramet (European Association of National Metrology Institutes), a metrologia é vista como essencial para o desenvolvimento dos países europeus e o estabelecimento de uma infra-estrutura metrológica poderosa é crucial para garantir o bom funcionamento do mercado interno e reforçar a posição competitiva das empresas no mercado global. A Europa de alta tecnologia do futuro exigirá muitos desenvolvimentos tecnológicos, mas acima de tudo desenvolvimento rápido da capacidade de metrologia de alta tecnologia.

Conforme citações da publicação “Metrology as a Competitive Advantage in Business” , incluir metrologia no processo de decisão é crucial para tornar as empresas sustentáveis nos tempos difíceis da economia atual.

Segundo o relatório de Swann (2009), as capacidades avançadas em medição são essenciais para a inovação em toda a área econômica e em todas as etapas do processo de inovação. As ferramentas modernas e a busca por medições cada vez mais precisas são necessárias para inovar e para projetar e incorporar novos e melhores características para o tipo de produtos e processos da próxima geração.

Por fim vimos que a metrologia desempenha um papel importante na ciência, na indústria e no comércio. Todas as principais economias mundiais procuraram oferecer um suporte a sua infra-estrutura em metrologia, visto que os avanços tecnológicos e a melhor organização pública em investimentos são resultados já evidenciados. É fundamental entender que a importância de metrologia se estende além dos benefícios econômicos e possui também um papel importante na geração de benefícios para muitos aspectos da qualidade de vida nos campos tais como saúde e segurança, meio ambiente, legislações, lazer, comércio e defesa do consumidor. (Robertson e Swanepoel, 2015)

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor!

Referências

[1] Kristel Robertson and Jan A. Swanepoel. The economics of metrology. Research paper 6/2015.
September 2015. Australian Government. Department of Industry, Innovation and Science.

[2] EURAMET. European Metrology for Europe‘s Future.
The European Association of National Metrology Institutes

[3] H. Kunzmann , T. Pfeifer . Productive Metrology – Adding Value to Manufacture.
Physikalisch -Technische Bundesanstalt (PTB) – Germany. Univ. of Aachen, Univ. of Erlangen.

[4] G.M. Peter Swann. The Economics of Metrology and Measurement. Report for National Measurement Office, Department for Business, Innovation and Skills.. Innovative Economics Limited. Final Draft. 14th October 2009

[5] Metrology as a Competitive Advantage in Business. 14th International Metrology Congress.
February 2009. Palais des Congrès, Porte Maillot – Paris