Artigos

12/04/2019
Metrologia na cadeia de manufatura

Em Balança, Calibração, Conhecimento e informação, Metrologia

A medição tem se tornado uma prática natural em nosso dia a dia. Do pãozinho comprado logo ao amanhecer, até os valores de consumo de água e eletricidade recebidos, possuem algum tipo de medição atrelada e podemos sentir isso nos nossos bolsos. Até mesmo o estado de humor das pessoas pode ser afetado pela medição, seja por subir em uma balança corporal, ou até mesmo receber uma multa de trânsito por excesso de velocidade. É quase impossível descrever algo quantitativo em nosso mundo sem o uso de uma medição, por exemplo as horas do dia ou noite, medidas corporais, porcentagem de álcool, peso de cartas, temperatura de salas, pressão dos pneus e uma série de outras medidas que fazem parte de nossas vidas.

Partindo para um olhar profissional , todos os dias pessoas tomam decisões com base em uma medição. Um piloto de avião constantemente monitora a sua altitude, distância,  velocidade e níveis de combustível durante um voo. Sistematicamente toda medição tem seu nível de incerteza. Não existe medição perfeita, sempre há uma dúvida em relação a medição realizada.  Nas indústrias, a medição é fator de aprovação ou reprovação de produtos,e é sempre monitorada e controlada pela qualidade. Em indústrias modernas, estima-se que  os custos incorridos em realizar medições constituem cerca de 10 a 15% dos custos de produção.

Para os diversos caminhos que a humanidade seguir, a medição e consequentemente a metrologia – ciência da medição,  precisa estar junto, pois é fato que a vida de toda uma sociedade se torna mais fácil quando as pessoas cooperam com a metrologia.

Metrologia aplicada em processos

Ao longo dos anos, a sociedade percebeu que precisar medir certas quantidades para obter resultados e interpretações, seja para solucionar problemas, seja para testar e descobrir novas coisas. Na indústria de manufatura onde diversos processos acontecem simultaneamente , a metrologia é aplicada em toda sua amplitude, passando por inúmeros processo na fabricação de um produto. A metrologia é observada em diversos pontos da cadeia de manufatura de um produto e é utilizada como tomada de decisão para o avanço ou não do produto até o consumidor final. A figura abaixo, mostra a relação de alguns dos principais processo envolvidos com a manufatura de um item como a metrologia.

Até o cliente final, existe muita medida sendo gerada e observada por responsáveis de diversos setores. Assim como visto no blog, O que é Metrologia Produtiva, um conglomerado de informações é gerado com a coleta de dados. O importante agora é transformar todas essa informação em conhecimento e futuramente em sabedoria, para que aquele processo de manufatura seja medido, monitorado e controlado, fornecendo confiabilidade para o fabricante e também para o consumidor final.

Quer entender o que é Metrologia Produtiva? Clique no banner abaixo e leia a postagem completa.

Planejamento de Produto

No planejamento de produto, temos o chamado protótipo a ser desenvolvido, um esboço de como deverá ser a aparência, dimensão e forma do produto final. Nesta etapa já conseguirmos levantar uma série de medições como as dimensões do produto, medidas estas que precisam ser avaliadas pela equipe para que o produto final seja um sucesso. Muito comum em empresas que investem em pesquisa, a área de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, é muitas vezes responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e liberação do protótipo para o nível de produção. Uma quantidade grande de medição e metrologia são utilizados na etapa de P&D e estão associadas muitas vezes a estudos estatísticos, testes e ensaios físicos e químicos que geram medições , acumulando uma série de informações para a área de P&D. Assim que os dados forem confiáveis, o protótipo é liberado para ser desenvolvido na indústria.

Desenvolvimento de Produto e Processo

Assim que o produto é liberado para produção, são necessários pessoas recursos e tecnologia para que o item seja fabricado. Nesta etapa de desenvolvimento do produto há a necessidade de mapear todo o processo de produção , e entender quais serão as medições a serem executadas para que o produto esteja de acordo com o que foi projetado e atenda a requisitos técnicos, legais e ambientais. Todo o sistema de medição, precisa agora ser definido, monitorado e controlado e a prática da metrologia deve ser disseminada para todos os responsáveis que alimentam o sistema de medição.

Compras e Fornecedores

Para que o produto inicie sua produção em escala , é necessário que sejam negociados matérias primas, equipamentos, instrumentos de medição e diversos outros recursos que serão utilizados para o desenvolvimento do produto. As transações comerciais técnicas utilizam a todo o momento medidas como lotes, toneladas de produtos, especificações de itens, e diversos outros requisitos metrológicos que precisam ser atendidos para que a transação de compra se conclua. Aqui podem ser observado os riscos que compradores e fornecedores incorrem ao negociar mercadorias com especificações técnicas distintas. A metrologia aqui deveria ser mais praticada , uma vez que normas internacionais e acordos de reconhecimento mútuo definem quais os requisitos mínimos que o item deve ter para migrar de um país a outro.

Fabricação e Vendas

Na etapa de fabricação, o produto tem seu processo de manufatura iniciado e passa por várias etapas de montagem até a embalagem final. Serão coletados dados, desenvolvidos controles estatísticos de processos, realizados inúmeras inspeções da qualidade, para que o produto possa seguir na cadeia de processo até o cliente final. Enquanto o item é fabricado de um lado, do outro os responsáveis pela venda do item entram em ação e iniciam um jogo de negociações do produto para que ele seja comercializado. Nesta etapa a metrologia não é aplicada em sua forma pura, com a coleta de medições, mas pode influenciar nas relações de comércio seja através da comunicação do sistema internacional de unidades – SI ou por com normas técnicas internacionais que definem muitas vezes requisitos do produto, como certificações, testes e ensaios específicos, etc.

Distribuição

A distribuição do produto pode não parecer,  mas envolve medição e consequentemente a metrologia. Alguns produtos como vacinas e alimentos precisam ser entregues ao destino final sob certas condições, por exemplo a uma determinada faixa de temperatura. Se existe uma faixa entre valores a ser monitorada então uma medição precisa ser feita, e novamente a metrologia não pode ficar de fora. O constante monitoramento da temperatura é realizado com o uso de instrumentos de medição, que precisam estar com sua calibração em dia para que a medição de temperatura do produto seja confiável. Ao final da cadeia, o produto chega ao cliente, em boas condições e pronto para ser consumido ou utilizado, e a metrologia conseguiu cumprir seu papel, oferecendo a sociedade a confiabilidade de medição que ela precisa.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

Referências
[1] INMETRO. Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos
associados (VIM 2012).
[2] Metrology and Measurement. Anand K Bewoor. Vinay A Kulkarni. Tata McGraw-Hill Education. 2009.