Artigos

04/02/2019
Como a metrologia produtiva gera valor?

Em Calibração, Conhecimento e informação, Metrologia, Processo, Qualificação, Qualificação de equipamentos, Validação e Qualificação

Embora a metrologia ser aceita como uma função importante, geralmente, a ciência da medição é vista como sendo um fator de custo e não como uma forma de gerar valor ao processo ou ao produto.

O custo total de um processo de manufatura deve considerar o custo de fabricação do produto e o custo de inspeção do produto. A busca pela otimização do custo de manufatura deve considerar esses dois custos, que são interligados, ou seja, a capacidade observada de um processo é influenciada pela qualidade da medição realizada na inspeção de qualidade.

Considerar a medição apenas como um custo e não com parte integrante e essencial para a qualidade é um erro muito comum, gerando problemas recorrentes, tomadas de decisões erradas e custos desnecessários.

Metrologia gera conhecimento

Já comentamos em outro artigo “O que é metrologia produtiva” sobre o conceito de Metrologia Produtiva, sua importância e implicações na busca pela qualidade de produtos e processos.

Um ponto importante destacar é a que a medição é uma forma de obter informação. As medições são realizadas para obtenção de informações confiáveis e quantificável sobre o nosso mundo. Assim, medições erradas e as informações obtidas não são confiáveis.

As informações obtidas e registradas devem ser avaliadas e tratadas com ferramentas adequadas. Com as informações devidamente tratadas ao longo do tempo obtemos o conhecimento sobre o comportamento do processo, podendo inferir sobre ele de forma assertiva e assim começando a atuar de forma preventiva ao invés de atuar de forma corretiva.

Isso é conhecimento e sabedoria sobre o comportamento de um processo ou produto. Poder agir antes que um problema aconteça é a consequência de uma metrologia produtiva bem aplicada por pessoas com conhecimento metrológico.

Figura 1 – Ganho de conhecimento e desenvolvimento de sabedoria como resultado da crescente experiência e compreensão.
Fonte: Productive Metrology – Adding Value to Manufacture [4]

O papel da metrologia na manufatura

Atualmente a cadeia de valor de um produto é construída com diferentes processos conectados. O foco nos requisitos do cliente é fundamental para definir os requisitos técnicos de um futuro produto.

O design do produto é definido e o produto desenvolvido, antes ou junto com a busca de fornecedores para estabelecer a cadeia de fornecimento. A manufatura e os processos de pré e pós montagem levam ao produto, que deve ser vendido, distribuído e atendido no mercado.

A metrologia produtiva é uma ferramenta fundamental para obtenção de informação e conhecimento em todas as fases do ciclo de vida de um produto, ajudando a conectar processos separados.

Figura 2 – O papel da metrologia nas atividades de manufatura.
Fonte: Productive Metrology – Adding Value to Manufacture [4]

O conhecimento obtido através da metrologia gera valor através do aprendizado e melhoria contínuos. Portanto, se a informação obtida melhora o processo, então a metrologia é uma etapa de ganho de valor para o produto.

Aspectos macroeconômicos da metrologia

Uma forma de avaliar o impacto econômico da metrologia na manufatura é olhar de forma abrangente e global, avaliando os aspectos metrológicos em países e no comércio internacional.

Uma pesquisa realizada e financiada pelo departamento de Indústria e Comércio da Comissão Europeia no Reino Unido analisou informações metrológicas em 2000 e concluiu que:

– Aproximadamente 1% do PIB da União Europeia é gasto, anualmente, em metrologia por diferentes organizações, como: sociedade, indústrias e governos.
– O investimento de aproximadamente €1 em metrologia provoca um aumento de aproximadamente €3 no PIB da União Europeia.

Assim, estima-se que a relação macroeconômica de custo-benefício, para a União Europeia, é de aproximadamente 3x para investimentos em metrologia.

A tabela abaixo apresenta alguns indicadores de relação custo-benefício (RCB) observados durante a pesquisas para diferentes países e a percentagem de investimento em relação ao PIB de cada país.

Tabela 1 – Impacto econômico P & D em metrologia e a relação custo-benefício das tecnologias de medição na Europa para o ano 2000.
.Fonte: Productive Metrology – Adding Value to Manufacture [4]

Como podemos ajudar você?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor.

Referências
[1] ABNT. ABNT NBR ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade: Requisitos. 2015
[2] ABNT. ABNT NBR ISO 10012 Sistema de Gestão da Medição: Requisitos para os processo de medição e equipamento de medição. 2004.
[3] ABNT. ABNT NBR ISO/IEC 17025 Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. 2017.
[4] Kunzmann, H. Pfeifer, T. Schmitt. Productive Metrology – Adding Value to Manufacture.