Artigos

28/08/2018
Como a Incerteza de Medição afeta a Qualidade do meu processo?

Em Incerteza de Medição, Processo, Qualidade

Como explorado na postagem anterior, a Incerteza de Medição é uma forma quantitativa de expressar a qualidade de um resultado de medição. Uma vez que é impossível mensurar uma grandeza com 100% de confiabilidade, os responsáveis técnicos utilizam de conhecimentos sobre o processo de medição para avaliar a qualidade de um resultado de medição e determinar a incerteza de medição associada.

Avaliar a qualidade da medição é fundamental para assegurar que os instrumentos de medição calibrados estejam adequados aos requisitos para garantir a conformidade dos produtos e processos e a adequação aos regulamentos técnicos metrológicos vigentes.

Assim, empresas dos mais diferentes segmentos podem continuar a fabricar seus produtos e prestar seus serviços de forma controlada e com qualidade garantida, sem prejuízos ao consumidor e ao próprio negócio.

Incerteza de medição e qualidade

Todo instrumento de medição deve possuir uma especificação técnica, de seu fabricante, que informe as características metrológicas relacionadas ao erro e a precisão. Esses valores são determinados com base em diversos ensaios, realizado sob condições especificas, a fim de garantir que o instrumento de medição atende as especificações técnicas.

As especificações técnicas variam conforme o tipo do instrumento de medição, condições que o mesmo será submetido e, claro, finalidade de uso. Por exemplo, o termômetro usado para medir amostras de um laboratório pode apresentar uma determinada variação, conforme a finalidade desse aparelho. Já um termômetro de uma câmara fria de um mercado apresentará comportamento e variações diferentes.

A incerteza de medição representa a qualidade da medição e as especificações de um instrumento de medição afeta diretamente a qualidade dos resultados medido, ou seja, sua incerteza associada. Assim, para que um processo tenha qualidade, é fundamental que os instrumentos de medição utilizados estejam, todos, operando dentro de valore de qualidade de medição aceitáveis. Caso contrário, o resultado do processo será comprometido e o certamente haverá prejuízo.

No setor industrial, por exemplo, haverá falta de padronização dos produtos, desperdícios de matéria-prima, falta de conformidade, perca de qualidade, retrabalho, etc. Em laboratórios, os instrumentos inadequados quanto a qualidade de medição podem invalidar amostras, inutilizar fórmulas, comprometer a eficácia de medicamentos, entre outros.

Como funciona a Incerteza de Medição?

Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia, incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas”. Todo processo de calibração de um instrumento é acompanhado de um certificado contendo a incerteza de medição associada, que, na prática, é a dúvida associado ao resultado de medição declarado no certificado. A única certeza de um processo de medição é que temos uma incerteza de medição associada ao resultado.

Conhecendo bem a necessidade de um processo de medição e as especificações dos instrumentos de medição é possível avaliar e orientar para o uso de um instrumento adequado e com a incerteza de medição em valores aceitáveis. O conhecimento do erro de medição e da incerteza de medição em um processo de medição permite a tomada de decisões assertivas e a confiabilidade dos produtos e processos.

 

A ACC PR Engenharia de Medição pode ajudar a sua empresa em entender melhor a seleção de instrumentos de medição e como avaliar a incerteza de medição, seja em um certificado de calibração ou em seus processos, ensaios e controle de qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar você. Não fique na “dúvida”!

CURSO: Fundamentos de Incerteza de Medição

Venha aprender com a ACC PR como a Incerteza de Medição afeta o controle de Qualidade e como podemos calculá-la!

Está preocupado com a qualidade nos seus processos? Entre em contato conosco!