Artigos

04/10/2018
A Importância da Metrologia nos dias de hoje

Em Conhecimento e informação, Metrologia

Ciência, saúde e segurança, economia, transporte, comércio, esportes, indústria e serviços. Esses são alguns exemplos de campos que dependem, direta e indiretamente, da ciência da medição. Na verdade, a importância da Metrologia é um assunto tão vasto que é praticamente impossível desassociá-la do dia a dia.

Um exemplo da metrologia aplicado na área da saúde pode ser associado ao exame médico. O especialista da saúde ao medir sua temperatura corporal e sua pressão, utiliza de instrumentos de medição como o termômetro e o aparelho para medir pressão arterial, mais conhecido como esfigmomanômetro. Ao realizar essas medidas, uma análise e interpretação dos dados é realizada pelo médico para tomar decisões quanto a dosagem de medicamento e/ou tipo de tratamento mais adequado.

Quando estamos doentes, por exemplo, dependemos de um aparelho de medição de pressão arterial e de um termômetro para validar o diagnóstico médico. Constatado o quadro clínico, uma dose precisa de determinados medicamentos é prescrita para restaurar a saúde.

Falando em medicamentos, a indústria farmacêutica utiliza diferentes equipamentos e instrumentos de medição na produção de uma formulação química eficaz. Quando a metrologia é deixada de lado durante todo o processo de produção do medicamento, a qualidade com que o produto chega ao consumidor final pode ser comprometida e a formulação anteriormente, prevista para ser eficaz, pode não gerar o resultado esperado.

A negligência da metrologia hoje em dia é tão grande que muitas vezes não conseguimos se quer nos dar conta da sua importância. Por exemplo o caso da balança, um dos instrumentos de medição mais comuns na indústria, mas que pode contribuir para o custo e desperdício de matéria-prima pela simples falta de conhecimento metrológico do operador.

É claro que esse é, apenas, um simples case de como a Metrologia é fundamental para as pessoas. Porém, esse conceito vai muito além disso, mas, primeiro, precisamos compreender bem do que se trata a Metrologia.

O que é e qual a importância da Metrologia?

O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), define a Metrologia como a “ciência da medição, que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos a medição, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia”.

Portanto, a Metrologia engloba tudo o que diz respeito à medição e é base fundamental para iniciar qualquer estudo cientifico ou tecnológico, seja por formular um medicamento para o tratamento de uma doença severa ou no desenvolvimento de tecnologias avançadas como nanotecnologia, robótica e da inteligência artificial.

Ao visualizar o quão a metrologia é importante no dia a dia, o processo de tomada de decisão começa a ficar mais simples e mais assertivo. Na indústria por exemplo, desde a calibração dos instrumentos de medição até a validação de produtos e processos considerando dados metrológicos, podem aumentar o nível de confiança da qualidade do produto gerando benefícios tanto para o consumidor quanto para o produtor.

Caso a metrologia fosse desprezada, como saberíamos que ao comprarmos um pacote de 5kg de farinha de trigo, de fato, estaríamos levando para casa 5kg do produto? Ou, então, como uma industria teria assegurado a fabricação de um produto que requer quantidade de matérias-primas, tempo, pressão e temperatura precisamente controladas, se não fossem instrumentos de medição que permitissem validar e ter acesso a essas informações?

Alcançar níveis de conhecimento sobre um processo, produto ou alguém se utilizando de números e dados acompanhados de unidades de medida não é possível sem a metrologia. Fica evidente que a medição é uma necessidade econômica, social e cientifica e só tende a gerar benefícios para toda uma sociedade.

Para o que serve a Metrologia?

  • Eleva o conhecimento acerca de algo ou alguém;
  • Assegura as relações de consumo;
  • Melhora o desenvolvimento de produtos e processos, por meio de métodos mais confiáveis e com maior qualidade;
  • Valida o cumprimento das normas e regulamentos vigentes;
  • Favorece o comercio internacional;
  • Contribui para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social de um país

O que é e qual a importância da Metrologia?

Para fins de tratativas, escopo de atuação e entendimento, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), divide a Metrologia em duas grandes áreas: “Metrologia Legal” e “Metrologia Científica e Industrial”.

A Metrologia Legal é a parte da ciência da medição voltada a assegurar os direitos dos consumidores, validando processos e conferindo instrumentos de medição. Para tanto, o Inmetro estipula normas e regulamentos técnicos que as empresas devem seguir, além de fiscalizar o cumprimento das mesmas por meio de auditorias e fiscalizações constantes.

Já a Metrologia Científica é fundamental para o desenvolvimento de inúmeros setores, pois é responsável pelos padrões nacionais e internacionais de medições. Dessa forma, pesquisas, laboratórios, universidades e demais campos seguem rigorosos padrões validados por método científico em prol de novas descobertas.

Por último, a Metrologia Industrial trata da aplicação dos conceitos e fundamentos da metrologia no controle de produtos e processos. Meio essencial para que o setor seja mais produtivo e desenvolva produtos e serviços com mais qualidade.

Ficou curioso para descobrir como a Metrologia pode alavancar a competitividade da sua empresa? Entre em contato conosco!