Artigos

10 instrumentos de medição que precisam de calibração anualmente

Em Calibração, Instrumentos de medição, Periodicidade

A calibração é extremamente necessária para todas as empresas que utilizam instrumentos de medição em algum processo, por exemplo, fabricação de peças, preparação de alimentos, manipulação de medicamentos, armazenamento de produtos farmacêuticos, entre outros. Por meio da calibração o cliente consegue analisar se seu instrumento atende os seus requisitos e pode ser utilizado em seu processo, garantindo assim maior confiabilidade nas suas medições e qualidade nos seus produtos.

O resultado de todo esse investimento em calibração, é refletido nas boas práticas da empresa, ganho de lucratividade, redução de retrabalhos e na satisfação do consumidor final. Os instrumentos de medição devem estar dentro da validade dos certificados de calibração e em perfeitas condições de uso para que não afetem a qualidade dos produtos ou processos e nem os direitos dos consumidores.

Todavia, ao longo do tempo e conforme a frequência de uso, os instrumentos de medição começam a perder a qualidade, seja por mal uso, seja pela troca constante de operadores, condições ambientais ou por danos no equipamento. Por isso a calibração deve ser realizada, preferencialmente, uma vez por ano, em alguns instrumentos essa frequência deve ser em períodos menores como semestralmente ou até trimestralmente. Neste artigo, você conhecerá dez instrumentos de medição que é recomendável à calibração anualmente.

Termômetros

A temperatura é uma das condições mais importantes para garantir a qualidade de uma mercadoria, tanto na conservação quanto na fabricação, armazenamento e/ou transporte. Na manipulação de fórmulas ou alimentos, por exemplo, o desvio de um grau, para menos ou para mais, pode comprometer todo um lote de produção. Assim, a calibração de termômetros deve ser realizada de forma contínua em todos os tipos de negócio que o utilizem.

Balanças

Por se tratar de um dos instrumentos de medição mais importantes e utilizados no comércio e empresas, a calibração de balanças, é recomendável na maioria das vezes, ser realizada com uma frequência maior, como trimestral ou semestral, para aumentar a confiabilidade dos resultados de medição. Inclusive, você pode tirar todas suas dúvidas sobre calibração de balanças em nosso guia prático de como calcular o erro máximo permitido de uma balança. 

Trenas

As trenas são instrumentos muito utilizados na construção civil, projetos arquitetônicos, dimensionamento de ambientes, entre outros e suas medições são fundamentáveis e facilitam a leitura para seus usuários. Conforme a frequência e natureza do uso da trena, esse instrumento pode apresentar altos erros de indicação e alteração e folga na espessura do encosto entre outros problemas. Por isso é recomendável que a calibração de trenas seja feita anualmente para melhorar os resultados metrológicos desses instrumentos.

Cronômetros

Os cronômetros são instrumentos utilizados em diversas finalidades, seja para controle de atividades ou reações químicas, a calibração de cronômetros é recomendável ser realizada, no mínimo, uma vez ao ano. Afinal, normalmente, nesses instrumentos são requeridos décimos e milésimos de segundo. Dependendo do tipo do cronômetro e como esse instrumento e utilizado, o mesmo tende a sofrer variações nesses valores de medição.

Vidrarias

Muito utilizadas em laboratórios e farmácias, as vidrarias são instrumentos de medição que precisam estar certificadas para garantir a confiabilidade nos seus resultados. Independentemente da natureza ou finalidade, os bons resultados laboratoriais dependem da precisão desses instrumentos. Recomenda-se que calibração de vidrarias volumétricas e graduadas, como balões volumétricos, pipetas, buretas, provetas, entre outros, devam ser realizadas anualmente, ou até em período menores, dependendo da frequência de utilização.

Esfigmomanômetro (Aparelho de Pressão)

O esfigmomanômetro é conhecido popularmente como aparelho de medição de pressão arterial, muito utilizado em hospitais, farmácias, ambulatórios e até com uso doméstico a calibração desse aparelho garante a qualidade e a conformidade do mesmo, assegurando resultados mais confiáveis e, consequentemente, diagnósticos mais precisos quanto à saúde dos usuários e pacientes.

Nível

O nível pode ser encontrado facilmente na construção civil e serve muitas vezes como uma medida dimensional complementar e que pode auxiliar no processo de tomada de decisão. Os níveis têm aplicações tanto no produto final como em paredes, pisos, superfícies até como complemento para mensurar o posicionamento, planeza e alinhamento de máquinas. Atualmente já existem níveis digitais com alta precisão e para garantir que seus resultados sejam confiáveis, a calibração é necessária. Recomenda-se uma frequência de calibração anual para esses instrumentos.

Refrigerador/Freezer

Muito utilizados para armazenamento de produtos a uma determinada temperatura, esses equipamentos são comuns em empresas que necessitam de uma condição ambiental monitorada. Nesses equipamentos, além de calibração, são recomendados à realização de uma Qualificação. A qualificação de equipamentos é um processo muito importante para assegurar os resultados desses equipamentos, veja em nosso artigo. Nos Refrigeradores, é necessário que os controladores de temperatura sejam calibrados corretamente, pois, o resultado desse sensor é considerado quando se faz a qualificação de refrigerador.

Assim como nos refrigeradores, a qualificação de freezer é realizada rotineiramente para atestar a eficácia do equipamento. Nesse processo, é importante que os sensores de temperaturas estejam devidamente calibrados, para não comprometer a qualidade do aparelho.

Calibrador de Pneus

Muito utilizado em postos de gasolina, a calibração de um calibrador de pneus precisa ser feita para garantir que o medidor desse aparelho avalie corretamente a pressão do pneu, para continuar ou não o enchimento. Normalmente, o calibrador de pneu é instalado sob várias intempéries, por isso, a calibração de calibrador de pneus deve ser realizada com mais frequência, para não comprometer a segurança das pessoas.

Peneiras Granulométricas

Assim como os níveis e trenas, as peneiras também são muito utilizadas em construções civis. A calibração de peneira é feita para avaliar e atestar a granulometria e demais funcionalidades desse instrumento de medição, bastante usado na classificação de materiais e controle de areias e minérios.

Assine nossa newsletter no formulário abaixo e fique por dentro das novidades!